Saturday, November 19, 2005

À Flor da Pele


São amigas inseparáveis. Xingam-se, gritam uma com a outra, uma cena só, parece que tudo acabará em tragédia. Não há pudores, nada que não possa ser dito. Tudo é dito, na cara, sem muitas ponderações. Elas trocam farpas de amor. Choram aos montes, umas pelas outras. Umas por causa das outras, pelas dores de uma e de outra. Irmãs pela moral, ideologia, lealdade e - acima de tudo – o amor! Damas delicadas são diante do grande público, aquilo que muitos gostariam de ser, mas nem todos o conseguem, nem por boa vontade. Elegantes, finas, inteligentes, sagazes, mulheres de dar inveja a qualquer um(a). Eu que não sou besta apenas observo e admiro o que vejo como aquele garçom em pé arrumando a mesa de trás. Chego a fingir que não é comigo, mas estou atento aos seus movimentos. Apenas escuto e aprendo que mesmo que elas estejam trocando elogios podem estar tratando de questões extremamente profundas e complexas. São amigas. Amigas de dar gosto. Nós os homens – que jamais entenderemos a filosofia feminina – não podemos imaginar como se dá a sua amizade. Mas parece intensa, à flor da pele. Como dizia um mal humorado brasileiro, “um amigo muito íntimo se torna tão inútil quanto um parente”.

(Atendendo ao pedido de minha mais nova amiga M - que respeito e considero uma grande escritora. Aos meus companheiros Carlos e Silva)

7 comments:

Diafragma said...

Que fotografia sensacional. Paris anos 20? Entre os inúmeros pormenores notem só, por exemplo, no requinte das bases das mesas, de uma época em que a "funcionalidade" ainda não era tudo.

Anonymous said...

Nossa! quem derá sermos tão elegantes....Eu e Ela!...

Anonymous said...

Quem seriam elas? Que pensariam, que diriam, que sentiriam?

Mídia B said...

Ta bom, farei a história, só estava sem inspiração. Apenas gostei da imagem por lembras de duas grandes amigas.

Anonymous said...

Pobre meninas...no fundo são apenas meninas, a espera de um milagre, um silêncio possivel de delicadaza na alma para então...aí já começa outra história.

Anonymous said...

Mas que honra, Chégs! Obrigada. E eu que as via tão pacatas e afinal... Mas tu lá sabes ;-)

Diafragma said...

Sensacional Chégs! Fiquei a conhecê-las na intimidade! Parabéns.