Saturday, March 04, 2006

Outros Carnavais



O carnaval vem logo depois de Iemanjá quando tudo pode acontecer, tal como dizem os antropólogos sobre o sagrado da transgressão. Aqui é assim! Pecamos a semana inteira para depois recebermos o perdão pós penitência, determinada no confessionário. Começamos a segunda-feira zerados de todos os pecados. Somos os felizes hipocritas conscientes. Transgredimos, que bom. Melhor ainda é que passamos o resto do ano fazendo as mesmas coisas, só que de maneira mais quieta, sob sigilo.

Algo de útil: vale muito a pena ler a biografia de Carmen Miranda. No carnaval foi ótimo, mas é um livro para ser deliciado por mais tempo. Há muita, mas muita informação nesse excelente trabalho de Ruy Castro.

7 comments:

Anonymous said...

Finalmente!
(O que é Iemanjá?)

Mídia B said...

Iemanjá é a rainha dos mares. No dia 2 de fevereiro ela recebe oferendas dos seus devotos, principalmente de pessoas do mar, como pescadores, marinheiros em geral.

Café d' Avó said...

M: Chégues foi muito simplório na resposta. Iemanjá é uma Orixá muito forte e presente na cultura brasileira. Cultuadissima por todos os tipos de pessoas...que oferecem flores, perfumes, incensos, não só em 2 de fevereiro...
Seu culto é legado dos Africanos. Para saber mais vai a dica de um link: http://www.umbandaracional.com.br/iemanja.html

Ó Chégues...você ainbda tá de ressaca da folia???

Mídia B said...

Prometo que farei um post sobre Iemanjá, já que nenhum de nós conseguiu passar uma idéia de quem é de fato Iemanjá e sua iportância para a cultura brasileira... beijos às duas

Diafragma said...

... drive and drink !

Do Iemanjá só tenho na memória uma foto belíssima que ganhou um prémio num concurso internacional da Nikon. Mas fico à espera da tua explicação, porque para nós, europeus, isso são costumes muito difíceis de compreender na "Era da internet" Chégs.

Anonymous said...

Chégs já vai preparando mais um - 23 de abril, logo mais, é dia de São Jorge aí já realizamos um grande blog Orixás!

silvia said...

saudade de suas palavras. logo, logo estaremos na pascoa.
beijo